Controle por Inversores

Os Inversores de Frequência são utilizados nos mais diversos segmentos e aplicações e podem apresentar economias de até 70% no consumo de energia quando aplicadas as soluções de eficiência energética WEG. Também é possível obter reduções no consumo de água e nos custos com manutenção e operação de válvulas de controle, além de melhor controle da vazão do sistema.

Sistemas de bombeamento controlados por Inversor

Quando as bombas hidráulicas são controladas por Inversores de Frequência, pode-se obter:

Economias de até 70% de energia elétrica mantendo a vazão do sistema
Economia de água, evitando perdas
Uniformidade e controle preciso da vazão do sistema
Redução de custos com operação e manutenção de válvulas de controle

Controle por Inversores de Frequência para Bombas
Controle por Inversores para Bombas Hidráulicas

Algumas dúvidas comuns:

Pode-se controlar a vazão de qualquer motobomba através de inversores de frequência?

Sim, é possível para qualquer sistema de bombeamento. No entanto, caso haja uma altura manométrica a ser vencida pela bomba, isso deve ser respeitado, ou mesmo qualquer outra necessidade de se manter determinada pressão na rede. Assim, com a redução da velocidade ocorrer também a perda de pressão, para estes sistemas a redução de velocidade fica limitada por este fator, mas ainda assim pode ser utilizado.

Ao fechar a válvula de estrangulamento da bomba, há redução da corrente do motor, isso é o mesmo que os inversores de frequência oferecem?

Não. De forma muito simplificada, um sistema de bombeamento com válvula de estrangulamento opera de forma análoga, e mesmo que ocorra uma redução da corrente, ainda é ineficiente quando comparado a um controle por velocidade da bomba.

Posso substituir todas as válvulas de processo por controle de velocidade na bomba?

Não, há muitas válvulas para manobra do fluido bombeado e estas são necessárias. No entanto se a válvula tiver a função de somente controlar a vazão, estas podem ser substituídas por controle por vazão.

Solicite mais informações sobre o Controle por Inversores ou um orçamento através do nosso formulário de contato ou pelo telefone 11 2776-5400.